Especial: Tudo que você precisa saber antes de jogar Uncharted 4.
A série Uncharted é uma das séries mais adoradas e renomadas no mudo dos games. Nascida em 2006 e até hoje é referência pelos seus gráficos, seus enredos e por seus personagens inesquecíveis. Seu último e tão aguardado títuo sai em 10 de Maio com a promessa de ser uma experiência jamais vista em toda a franquia. E com toda essa hype que o jogo vem trazendo a cada trailer, a cada gameplay, a equipe da Geração Games decidiu fazer um Aquecimento sobre a franquia para que você possa estar totalmente por dentro do mundo de Uncharted antes de jogar o último jogo da série. Está prepardoo? Então nos siga nessa longa jornada!
COMO TUDO COMEÇOU
A série nasceu em medos de 2005 com a ideia depois de Lemarchand passar uma década na Crystal Dinamics junto com Hennig (criadores da série), trabalhando em jogos Gex e o ambicioso Soul Reaver, no mesmo ano em que a Sony estava se preparando para revelar o sucessor do Playstation 2. Alguns funcionários da Naughty Dog já estavam trabalhando nas etapas iniciais da criação do jogo que se tornaria Uncharted Drake's Fortune. No começo Drake nem tinha um nome, muitos e-mails foram enviados para o estúdio para que fosse escolhe um nome para o personagem, mas Nathan pareceu o nome certo para o personagem.
O que nunca foi um incerteza para o estúdio era a pataforma na qual o jogo seria lançado. Nesse estágio a maior parte da Naughty Dog estava focada em Jak X. Apesar de o estágio inicial de desenvolvimento ter sido tranquilo novos desafios surgiram para a equipe. Os gráficos cartunescos dos jogos anteriores da Naughty Dog- em especial Crash Bandicoote Jak and Daxter- eram totalmente animados a mão. Mas a sofisticada combinação de história e jogabilidade de Uncharted exigia algo a mais e uma das maiores inspirações no enredo e na abordagem do jogo foi os filmes de aventura como Indiana Jones e A Múmia. Pela primeira vez , o estúdio se envolveu com captura de movimentos e atores reais. Com o elenco completo, a produção enfim pode ser iniciada, Nolan North e demais atores perceberam que a abordagem de Uncharted em relação a captura de movimentos e atuação era mais complexa e integrado do que o normal para um jogo. A produção acontecia em um estúdio branco e vazio, com os atores e algumas câmeras e objetos simples. Hoje em dia a equipe ocupa um espaço do tamanho de um hangar no terreno da Sony Pictures, mas no início ela trabalhavam na House of Moves, o mesmo estúdio de captura de movimentos usado no desenvolvimento de Dead Space.
CONSOLE: PS3
LANÇAMENTO: 2007
DISTRIBUIDOR: SONY
PROD. NAUGHTY DOG
Volte pra 2007 quando o terreno do Plystation era considerávelmente mais árido do que o paraíso de hoje com o PS4. Resistence e Motorstorm faziam o melor que podiam para convencer os jogadores a comprarem o recém lançado PS3 mas não tonham a arma necessária para competir com o melhor da safra do imbatível PS2. Isso mudou com Uncharted: Drake's Fortune. Em uma mídia obcecada por esgotos cinzas portões marrons e filtros granulados, Nathan Drake deu um olé nos padrões estabelecidos com um jogo colorido, cheio de explosões. Não se tratava de um título de tiro genérico para destruir alienígenas em um planeta sombrio e distante. Era um jogo com um personagem fascinante e meio atrapalhado.
A cada cena de ação, o jogador ficava mais cativado pelo bom humor de Nathan Drake.
Nate não é um herói típico. Ele não ri na cara do perigo, ele se esconde atrás de alguma cobertura enquanto faz piada para disfarçar seu nervosismo. Nate é um convencido caçador de tesouros com fixação em encontrar a lendária El Dorado. A procura do El Dorado é a primeira aventura de Nathan Drake. Nate descobri um caixão de Francis Drake na costa do Panamá e encontra o mapa para uma ilha mistériosa, na procura pelo o El Dorado Drake e Sully esbarram no caçador de tesouros Gabriel Roman. Elena se junta a Nate, mas o encontro termina mal quando o avião cai na ilha e eles fazem um salto de emergência. Nate salva Elena de uma fortaleza e reencontra Sully e no final de contas Nate descobre que El Dorado é uma estátua de ouro, não uma cidade.
MELHORES MOMENTOS
A Naughty Dog surpreende quando Nate encontra um submarino alemão...... na beira de um penhasco no meio da floresta amazônica. Um momento inesperado e de tira o fôlego.
Enquanto tenta fugir de um ex- aliado Drake e Elena pilotam por dentro de uma selva fechada enquanto atiram nas motos inimigas com a torreta do jipe. Ação explosiva.
Apesar do jet-ski desengonçado a jornada de Nate por uma cidade parcialmente submersa é marcante por conta de belos efeitos na água, tiroteios tensos e uma linda arquitetura.
CONSOLE: PS3
LANÇAMENTO: 2009
DISTRIBUIDOR: SONY
PROD. NAUGHTY DOG
Uncharted 2 é dono da abertura que figura sempre entre as melhores de todos os tempos nos videogames. Among Thieves já começa no limite com Nathan Drake sangrando bastante e preso em um trem descarrilhado..... Um trem descarrilhado no gelo, na beiira de uma abismo no Himalaia. Difícil imaginar uma situação pior. Nate passa por mitos perrengues seguindo os passos de Marco Polo, Harry Flynn amigo de Nate, e Chloe a nova paquera, pedem que nosso herói roube uma lãmpada de óleo. Flynn acaba traindo Nate após a lãmpada revelar a localização da frota perdida de Marco Polo, Nate encontra a frota em Bornéu, antes de descobrir que a cidade lendária de Shambhala fia em Nepal. Em Shambhala drake derrota o vilão Lazarevick, que adquiriu poder por conta de uma relíquia.
O CAOS DO MULTIPLAYER
Apesar de ser esquecido algumas vezes, Uncharted 2 e 3 contam com um multiplayer subestimado que atraiu ua grande comunidade. Among Thieves foi o primeiro a trazer esse tipo de diversão, com grupos de três pessoas em partidas co-op contra ondas de inimigos. Também havia modos competitivos mais tradicionais para até dez jogadores, como mata-mata, capture a bandeira e tomada de bases.
Nate e seus amigos mostram forças na ação online.
MELHORES MOMENTOS
Drake e Chloe fogem de um perigoso helicóptero durante uma perseguição por telhados prédios em colapso no Nepal.
O capítulo 13 é empolgante. Após Nate embarcar em um trem que dispara em alta velocidade pelo Himalaia, ele corre pelos vagões enquanto combate seus inimigos.
O Brilhantismo em um momento de reflexão quando Drake explora calmamente uma vila no Himalaia. Puxar o rabo de um Iaque e jogar futebol com crianças são destaques.
CONSOLE: PS3
LANÇAMENTO: 2011
DISTRIBUIDOR: SONY
PROD. NAUGHTY DOG
Muitas pessoas dizem que Drake's Deception não se compara a Among Thieves . Elas estão erradas. Tudo bem a trceira aventura de Nate demora um pouco mais para pegar no tranco. Ainda assim, quando a Naughty Dog tira o pé do freio, Uncharted 3 cria ua empolgação que dura horas até os capítulos finais. Drake enfrenta Sol, mar e areia na aventura pela Arábia, tudo começa com uma negociação furada na venda do anel de Drake onde ele encontra a terível Katherine Marlowe. Anotações dão início a uma caçada pela cidade perdida de Ubar e Nate segue para França atrás de um amuleto, um pedaço do amuleto na Síria revela que Ubar fica na Arábia. Drake viaja para o Iêmen com a ajuda de Elena, após uma grandetempestade em um cruzeiro e uma queda de avião Drake se encontra perdido pelo deserto de Rub 'al Khali, no fim Drake derrota Marlowe em Ubar antes que a seita dela pegue a água capaz de controlar mentes.
Uncharted 3 explora Nathan Drake como nenhum de seus antecessores. Vemos o primeiro encontro do herói com Sully, quando Nate ainda era um adolescente mallandro que sonhava em ser um grande caçador de tesouros. Drake's Deception também aborda a tensão entre Nate e Elena após a separação do casal- fica implícito que eles se casaram após Uncharted 2. Apesar de ainda existir aquele humor leve, essa é uma aventura mais sentimental que mostra que certas coisa podem valer mais do que um tesouro perdido.
MELHORES MOMENTOS
Após Nate e Sully encontrarem um amuleto em uma mansão na França os dois precisam escapar do incêndio no lugar quando os homens de Talbot começam a brincar com fogo.
Não olhe para baixo! Drake enfrenta um grupo de inimigos pesados a bordo de um avião rumo a ao deserto de Rub 'al Khali. Uma batalha de socos n rampa da aeronave de carga é um momento incrível.
O texto principal já provou o quanto gostamos dos capítulos no navio, então este espaço fica para a cena em que Nate persegue a cavalo o comboio no deserto. É de perder o fôlego.