top of page

The Division: Jogar ou não Jogar?


The Division é um jogo de tiro em terceira pessoa ambientado em um mundo pós-apocaliptíco com elementos de RPG, desenvolvido e publicado pela Ubisoft Montreal, lançado no dia 8 de Março de 2016 para as plataformas Xbox One, Playstation 4 e PC.

ENREDO

A primeira aparição de The Division aconteceu na E3 de 2013, mostrando toda as mecânicas de sobrevência e com uma história bem interessante. E vamos começar pelo enredo. A história por trás de The Division é interessantissíma . Uma enorme epidemia invade toda a Nova York e adivinhem por onde o vírus foi transmitido? Sim pelo o dinheiro! O vírus da Varíola foi transmitido pelas as notas do Dollar e o trágico incidente aconteceu na Black Friday evento que acontece nos Estados Unidos após o dia de ação de graças, onde as lojas costumam vender seus produtos com valores bem abaixo do normal. Imaginem quantas pessoas participam desse evento que é de enorme proporção no Estados Unidos e fluxos de dinheiro que acontece nos caixas? Esse foi motivo da proriferaçao do vírus em grandes proporções. Com o passar dos dias várias pessoas começaram a ter viroses e a situação foi ficando extrema e Manhatthan virou um cemitério ao ar livre. Pessoas foram morrendo, e Manhattan ficou em estado de alerta e a luta por sobrevivência e suprimentos se tornou algo precioso. Nova York agora se encontra irreconhecível, carros destruídos, ruas abandonadas cheias de lixo, e com inumeros desabrigados. E das pessoas que sobreviveram ao ataque do vírus ficaram sem abrigo e as outras optaram por ciarem facções, o mal tomou de conta da cidade facções foram criadas essas facçoes dominam vários locais de Manhattan atrás de suprimentos e cada vez mais crescer seu exército. Até que o presidente dos Estados Unidos tomou uma atitude, chamar um força capaz de combater o todo esse caos.

Sim essa é toda trama por trás de The Division, um mundo pós-apocalíptíco, um vírus transmitido pelo dinheiro, um cidade totalmente devastada e em estado de alerta total, em um local que não se deve confiar em ninguém, e você é uma das pessoas para combater o caos que Manhattan se tornou. Mas The Dvision se limita somente nesse plano de fundo um vírus que se instalou na cidade e causou várias mortes e você é o escolhido para sanar isso, a história que é um dos pontos fortes do jogo não foi explorada, não há muitas cutcenes e elas por sua vez não abordam nada sobre o enredo, as missões não desenrolam nada da trama do jogo e se baseiam em derrotar ordas e mais ordas par ganhar suprimentos e xp , para subir de nível , e ampliar a base de operações. Nós controlomos um personagem escolhido para fazer parte da Divisão, o personagem é totalmente inespresível , não fala, não tem carisma não possui nada . A Ubisoft realmente não focou seu esforços no enredo, pois o jogo não nos apresenta nada que amplie e que apronfude mais sobre a história do jogo. Só somos um agente que tem que solucionar um grande problema. The Division possui um background, tem um pontêncial, mas que não se desenvolve direito, as coisas ficam tão focadas no mata-mata que oque poderia ser incrível vira algo como enfeite.

A dublagem de The Divsion está muito bem feita, muito bem locada, sem aquela dessincronia de falas com a situação no momento. A Ubisoft está de parabéns, ao ouvir cada diálogos no jogo começamos a nos lembra de vozes que dublam atores famosos nos filmes. Cada Npc tem uma voz característica, em momentos de combate há aquela gritaria toda dos inimigos, em alguns momentos saem alguns palavrões, é algo totallmente bem feito sem nada a citicar da dublagem.

COMO O JOGO FUNCIONA

Você pode andar, correr, dar cover, rolar, subir e descer em certos locais, atirar, usar habilidades. O personagem possui uma árvore de skills que se classifica em Ala Médica que vai desbloquear habilidades referente a saúde do personagem, utilização do life, Ala Tecnológica vai desbloquear habilidades de armamentos tecnológicos para seu agente e a Ala de Segunrança vai desbloquear habilidades de proteção. Cada habilidade possui um talento e uma vantagem específica. A Base de operações possui 3 Alas A Médica, a Tecnológica e a de Segurança e você terá que ampliar essas alas na sua base, na medida que você amplia a sua base as habilidades são desbloqueadas referente a Ala que você ampliou. E é essa a função das missões em The Division, as misssões são classificadas nas 3 Alas da sua base, um ícone em forma de asterisco na cor verde são missões relacionadas a Ala Médica, ícone com formato de um raio missões relacionadas a Ala tecnológica e um escudo azul relacionadas a Ala de segurança, completar essas missões irá desbloquear suprimentos para você expandir a Ala referente a missão, se você completou uma missão referente a Ala tecnológica você só ganhará suprimentos para expandir a área tecnológica de sua base, e você tambem ganha Xp para evoluir e subir de nível o seu agente além de moedas para você fazer compras no jogo. Há tambem as missões secundárias que servem para desboquear esconderijos da Divisão em outros locais do mapa possibilitando assim o uso do "Flash Travel, além de nos recompensar com suprimentos , diagramas para criação de itens e Xps. E por fim as missões de encontro onde você irá apenas dar apoio a ouros integrantes da Divisão e certos pontos do mapa.

Você pode jogar sozinho ou em modo co-op, se você for jogar The Division sozinho se prepare antes, porque é muito díficil, além das missões se encontram longe e as apenas se resumem em: elimine ordas e mais ordas de inimigos e ganhe suprimentos, elimine ordas de inimigos e ganhe Xp e mais suprimentos, as secundárias principalmente são missões rapidissímas você anda um longo trajeto e a missão não dura 10 minutos, tipo você chega em uma area bastante distante pedem pra você examinar o local e pronto, somente isso. Com um certo tempo de jogo você começa a ficar entediado, pois as missões só se resumem nisso e pronto. Pra quem quer investir no modo co- op, não irá se arrempeder, juntando uma galera de de quatro jogadores você irá se divertir muito tocando o terror em Manhattan, umas das inovações bem interanssante do modo co-op de The Division é que durante a realizaçao das missões os Xps adiquidiros por uma sequencia de kill de algum parceiro toda a eqiuipe recebe o Xp conquistado assim todos podem evoluir de Nível durante as jogatinhas e também vale ressaltar que ao se completar uma missão e também quando algum inimigo "dropar" algum item todos conseguei taanto o xp quanto o item dropado, mas entendam os jogadoresm não irão evoluir juntos e ao mesmo tempo, poderá ter jogadores com nível 18, 21, só que naquele momento ambos irão ganhar Xp em modo coletivo e não em individual.

Os gráficos de The Division sofreram um downgrade com relação ao apresentados na E3 de 2013, e a diferença é nítida, tantos nos consoles quanto no PC, não vemos aquela fluidez vista na E3 e aquele bendito reflexo no espelho passou foi longe, o jogo possuem delays de renderização constantemente e que chega a incomodar, mas a qualidade gráfica apresentada pelo jogo ajuda bastante em sua ambientação que é um dos postos positivos do jogo, cada local do mapa tem sua identidade e característica, nos fazendo lembrar de um grande título da Naughty Dog, The Last of Us. Cada lugar seja ele as ruas devastadas, dentro de um prédio, dentro de uma delegia, ou em apartamento tudo estar em seu devido local e com a devida atenção nos detalhes.

O jogo possui loadings demoradissímos, há loading para conectar, loading carregar e toda vez que você morre além de esperar a contagem para o respawn ainda há um carregamento. Em certos momentos o jogo da uma travada, o jogado não atira mesmo que pessionando os botões, o personagem se engancha com nada na frente, além de bugs que prejudiquem a jogabilidade, que é uns dos piiores bugs, acontece uns delay de resposta, um exemplo que presencie foi quando acertei um headshot em um inimigo depois 2 a 3s o inimogo é atingido e cai.

A trilha sonora não existe ouvimos somente o sons dos combates pelas ruas. O modo multiplayer é chamado de Zona Cega, um zona onde vírus da varíola teve mais incidência, e também onde acontece os confrontos PvP do jogo. Neste local você terá que evoluir seu nível também além do nível obtido no PvE. Há também vendedores de armas local, e não há somente confrontos PvPs, você também pode confrontar boots em alguns locais do mapa, obtendo xps e loots que podem ser extraídos para sua Base de Operações. Toda a vibe deste novo lugar é de atenção e de desconfinça porque sempre irá haver players no local, isso significa que sempre terá confrontos.

O VEREDITO

The Division possui um ótimo background, mas não soube aproveitar e explorá-lo, optando

mais pelo mata-mata desenfreado, causando assim um cansaço com um tempo, os gráficos são bonitos, mas não se compram com o que foi apresentado na E3, que deixa um sentimento de inseguraança com o que é apresentado na E3. Será que devemos confiar em tudo que vemos na E3? A E3 se tornou-se uma vitrine de enganações? Motivo e provas não faltam. A ambientação do jogo é algo espetacular e dos pontos fortes do jogo, cada detalhe tem sua peculiaridade, tudo no seu devido ponto e e bem detalhados. O modo cooperativo e o zona cega foi a cartada de mestre da Ubisoft, tornando The Division um parque de dirversão. The Division com todo as suas falhas é um ótimo jogo. É o que Destiny poderia ser. E no fim Divisão evitou uma grande catástrofe!


bottom of page